PAREDE CELULAR.
Ao contrário do que acontece com o glicocálice,a parede celular é uma estrutura mais resistante,o que diminui a possibilidade de modificação na forma da célula.
A parede celular é permeavél,não exercendo controle sobre as substâncias que penetram na célula ou saem dela.
Nas bactérias,a composição química da parede celular varia de espécie para espécie,mas ela é formada basicamente por uma substância típica dos procariontes:o peptidoglicano,macromolécula constituida por lipídios associados a aminoácidos.
A parede celular também esta presente em muitos grupos de protistas e sua composição química varia nos diferentes grupos. Em geral a parede celular é celulósica.
Nas plantas a parede celular é constituida de celulose e por isso é denominada também de menbrana celulósica.
Na célula vegetal jovem,a parede celular é fina e pouco rígida,permitindo que a célula cresça. Essa parede é chamada parede celular primária. Após o crescimento da célula,a parede celular pode apresentar espessamentos devido a novos depósitos de celulose na parte de dentro,reduzindo o lúmem celular. Essa nova parede ,recebe o nome de parede celular secundária e é a principal responsavél pela grande resistência da parede celular.
As células vegetais tem como caracteristica a fomação de pontos de contato entre elas,onde não há deposição da parede celular.Nesses pontos de contato formam-se plasmodesmos que são canais citoplasmáticos que conectam o citoplasma das células adjacentes,propiciando trocas de substâncias entre elas.
Parede celular. Postado por : Giovanna Paiva. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário