''A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas páginas'' Goethe

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Envoltórios celulares .

        Iniciaremos o estudo da célula com a análise das estruturas que a delimitam: os envoltórios celulares. Eles tem a função de isolar o interior da célula e permitem trocas de substâncias entre o meio externo e o meio interno celular. Sem essas trocas a célula não sobrevive pois precisa receber nutrientes e eliminar resíduos de seu metabolismo. Os envoltórios celulares também dão forma a célula e crescem junto com ela. Vamos ver cada um desses envoltórios detalhadamente.
         O envoltório celular presente em todas as células é a membrana plasmática. Ela é constituída principalmente de fosfolipídios e proteínas,sendo portanto, lipoproteica. O modelo da estrutura da membrana aceito atualmente foi proposto por Singer e Nicolson em 1972 e chana-se modelo do mosaico fluido.
        Seguindo este modelo,existem duas camadas de fosfolipídeos (bicamada lipidica) que formam um revestimento fluido onde encontram-se  imersas moléculas de proteínas globulares. A fluidez da bicamada lipídica permite a movimentação das moléculas de lipídios e também das proteínas. As moléculas de fosfólipideos possuem afinidade diferencial com a água.Em função disso,a bicamada lípidica forma uma película que isola a célula, dificultando a passagem de íons e de moléculas grandes ou soluvéis em água e facilitando a passagen de moléculas pequenas.
Menbrana Plasmática.
Postado por : Giovanna Paiva.

20 comentários:

  1. chana-se UHAUHAUHAUHUAHAHHUAUHAUH

    ResponderExcluir
  2. OTIMO ... ADOREI , MUITO ÚTIL PARA MINHA PROVA !!!

    ResponderExcluir
  3. CHANA-SE, socorro hauahuhauhauahuhauhauhauhauhauhauhauhauahuhauahuahuahua

    ResponderExcluir
  4. obrigada me ajudou pakas

    ResponderExcluir
  5. Esse resumo me ajudou bastante, valorizo esses tipos de pessoa que dedicam seu tempo tentando ajudar, e menosprezo aquelas que por um mínimo erro fazem chacota.. ou debocham de um simples erro de digitação..

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho um seminário pra apresentar sobre esse assunto e tenho certeza que vai me ajudar muito

    ResponderExcluir
  7. Muito Obrigado, ajudou muito! You da man!

    ResponderExcluir
  8. Vai me ajudar muito, tenho um trabalho sobre isso para entregar amanhã :v

    ResponderExcluir