''A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas páginas'' Goethe

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Transcrição.

Processo de Transcrição .
                                           


                                              Transcrição do RNA.
    Os principais tipos de RNA são: o ribossômico (RNAr), o transportador (RNAt) e  o mensageiro (RNAm).
RNAr: Forma os ribossomos,sobre os quais ocorre a síntese de proteína.
RNAt: É o responsável pela captura e transporte de aminoácidos.
RNAm: Determina qual é a sequencia de aminoácidos.


    A síntese de RNA,ou transcrição é catalisada pela enzima polimerase do RNA. A enzima polimerase do RNA reconhece a região promotora do gene e liga-se a ela. A transcrição têm início ,quando a polimerase encontra a região promotora,depois disso a enzima vai separando as enzimas as cadeias de DNA e ordenando sobre apenas uma delas,os nucleotídeos do RNA.
   A medida que os nucleotídeos do RNA vão se unindo,a cadeia de RNA cresce e vai se desprendendo do DNA modelo que se constitui.A transcrição termina quando a polimerase encontra uma sequência de bases terminadora, então a cadeia de RNA está completamente formada e  solta do DNA que a transcreveu.
                                          
                                          Mais detalhes da enzima polimerase do RNA.
       A enzima polimerase do RNA pecorre o DNA modelo e transcreve apenas um dos modelos. Isso porque as duas cadeias complementares de uma molécula de DNA têm orientações 5'-3', enquanto a outra têm orientação 3'-5'. É por isso que se diz que elas são anti-paralelas.Durante a síntese de um RNA os ribonucleotídeos livres vão se emparelhando ao nucleotídeos da cadeia modelo DNA. Assim a cadeia RNA que está sendo sintetizada têm orientação inversa á do DNA que transcreve isto é, sua extremidade junto a polimerase é a 3' e sua extremidade livre é a 5'.


                                          Splicing do RNA mensageiro.
      Splicing é um processo onde os íntros são removidos do RNA transcrito.
      Nas células eucarióticas a transcrição ocorre no interior do núcleo,enquanto que a tradução ocorre  no citoplasma. Assim que o RNA é transcrito ele se combina com ribonucleo-proteínas e sofre o processo de splicing.
      O splicing é um processo que consiste em cortar e eliminar pedaços da molécula de RNA,emendando os pedaços restantes de modo a formar o RNAm funcional.
      As sequências de bases eliminadas que não codificam aminoácidos são chamadas introns,enquanto que as sequências responsáveis pela codificação da proteína são chamados de exóns. Somente após todos os íntros serem removidos é que o RNAm pode sair para o citoplasma,onde codificará a proteína. Os íntros removidos são logo degradados, no própio núcleo.
                                         Splicing alternativo.
      O splicing alternativo do RNA permite que os eucariontes estoquem mais informações dentro de um único gene.Ou seja o splicing alternativo é um mecanismo biológico existente nas células eucariontes que permite a produção de uma variedade longa de proteínas a partir de um pequeno número de genes.
      Um único gene possui vários exóns que podem ser ligados de diferentes maneiras, pelo que a partir do mesmo gene diferentes proteínas podem ser produzidas.


Postado por: Giovanna Paiva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário