''A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas páginas'' Goethe

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A replicação do DNA.


Processo de duplicação.

           A replicação é o processo de duplicação de uma molécula de DNA de dupla cadeia (hélice). Os mecanismos de replicação dos procariontes e eucariontes não são idênticos. Vamos agora estudar a replicação dos eucariontes.
Replicação: é a formação de uma nova molécula de DNA , a partir de uma outra molécula existente .
           A duplicação do DNA ,tem a função de formar novas células , pois as células do nosso corpo vão morrendo e ficando defeituosas por isso têm que haver uma renovação de célula e essa renovação é dada pelo processo de replicação do DNA.
A célula do DNA antes de dividir,deve duplicar seu material genético(na fase S da interfase) de maneira a transmiti-la adequadamente as células filhas. O modo como o DNA sofre duplicação é que garante esse processo.
          Para duplicar o DNA é preciso abrir as fitas de DNA , a enzima responsável por abrir essas fitas é a enzima helicase esta enzima vai quebrando as ligações de hidrogênio entre as duas cadeias de nucleotídeos. Quando a molécula de DNA vai abrindo ela é chamada de forquilha de replicação . Depois da enzima helicase abrir as fitas completamente ,as duas cadeias de DNA são separadas. Em seguida ,os nucleotídeos livres existentes no núcleo ligam-se por complementaridade de bases ,a cadeia de DNA. De uma cadeia original de DNA formam-se duas. A replicação do DNA é o processo de auto- duplicação do material genético mantendo o padrão de herança ao longo das gerações.
           Cada cadeia do DNA é duplicada formando uma fita hibrida, isto é a cadeia velha pareia- se com a cadeia nova formando um novo DNA: de uma molécula de DNA formam- se duas outras iguais a ela. Cada DNA ,recém formado possui uma das cadeias da molécula mãe, por isso o nome é semi- conservativo .
         Ao mesmo tempo em que a DNA helicase vai abrindo a molécula de DNA,outra enzima chamada polimerase liga um número de nucleotídeos que se pareiam com os nucleotídeos da molécula- mãe.
         Somente uma das fitas na forquilha de replicação, a fita líder é replicada de modo continuo. A fita retardada é sintetizada pela DNA polimerase de modo descontinuo , por um processo de ''costura para trás'' polimerizando pequenos segmentos de DNA (chamados de fragmentos de Okazaki).
         A enzima polimerase não consegue sintetizar os primeiros nucleotídeos , por isso uma outra enzima entra em ação a DNA primase , esta enzima produz os primers, que são pequenos fragmentos de RNA , que têm a função de sintetizar os primeiros nucleotídeos , depois de fazer isto ele é subsequentemente removido e substituídos por DNA. Na fita líder (síntese continua) encontramos apenas um primer , já na fita retardada (descontínua) encontramos vários primers um em cada origem de replicação.
               Algumas enzimas que são usadas no processo de REPLICAÇÃO DO DNA:
Enzima helicase: separa as fitas de DNA e desenrola ,formando uma bolha que origina a forquilha de replicação.
Enzima polimerase: Adiciona nucleotídeos sucessivos, na direção 5'-3'.Mas a polimerase não consegue adicionar os primeiros nucleotídeos.
Enzima primase : Fabrica os primers, que servem para adicionar os primeiros nucleotídeos, já que a polimerase não consegue. Depois de adicionar os primeiros nucleotídeos, o primer é retirado.
Enzima ligase: Faz a união dos fragmentos de Okazaki.
Postado por Giovanna Paiva.

9 comentários:

  1. MUITOOOOOOOOOOOOOOOOO BOOOOM. Esse resumo salvou minha vida haha OBG ♥

    ResponderExcluir
  2. Ideias bem organizadas, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Giovana, e Parabéns pela franqueza e simplicidade em concluir esta contribuição! Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  5. Salvou minha vida, o melhor ate agora! todos que vi estava muito complexo <3

    ResponderExcluir